atualizado em jan/ 2013

atualizado em Jan./2013

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Ecatú

Data de inauguração: 01/10/1943

O vilarejo de Ecatú, fica as margens da rod. Euclides da cunha, pertence ao município de Tanabi, sua antiga estação já foi ponto de espera para cruzamento dos extintos trens de passageiros, Hoje, ainda mantém essa função, só que para o cruzamento dos trens de carga que ali passam.
É uma das poucas estações, que ainda mantém as 3 linhas de desvio. Uma delas, serve de estacionamento de vagões avariados provenientes de acidentes, o que é um fato comum naquela região, já que a situação da malha é deplorável.
A antiga FERRONORTE do grupo BRASIL FERROVIAS, pouco fazia na manuntenção da via permanente, e a atual dona do trecho, a ALL, recém chegou, e as promessas de manutenção em larga escala ainda não saíram do papel.
O prédio da estação, hoje é uma espécie de fábrica de farinha e está quase que totalmente descaracterizado















4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom. Relembra um pouco da história de Ecatu. Pena não ter fotos antigas, dos trens de passageiros, que estavam sempre lotados; e da própria estação com suas origens. Também seria bom instituir a data de 01/10/1943, como a data de fundação do Bairro.
Cris.

Anônimo disse...

É, infelizmente eu ainda não consegui encontrar alguém que tivesse algumas dessas fotos para me ceder e aqui colocar. Mas, na realidade, o objetivo maior, é realmente mostrar o descaso de nossas "autoridades", que levaram à extinção dos trens de passageiros, e o que sobrou dos antigos prédios das estações, que como vc. mesmo disse, viviam sempre cheios. A data de fundação do vilarejo, eu ainda não consegui levantar, porém, a data por vc. citada, está no topo da pag. que é a data oficial de inauguração da estação.
Um grande abraço.
DT.

Unknown disse...

Nossa....só quem viveu mesmo pra saber o valor que tinha ... os passeios dentro dos vagões lotados , quando os trens cruzavam e ficavam por mais de hora parados , os "ambulantes" que vendiam suas iguarias , as paqueras ....todo domingo depois da celebração na Igreja era pra lá que todos iam....saudades !
Acho que o Zé Fernando(familia) deve ter fotos da época!

Anônimo disse...

Realment, só quem viveu aqueles bons tempos, é que pode saber o que tudo isso representou. Só os nossos malditos políticos é que não sabem o verdadeiro valor histórico que isso tudo tem.
Quanto as fotos, agradeço se puder mandar-me algumas para enriquecer o meu acervo, e até publica-las aqui no blog, com os devidos créditos ao autor.
Obrigado pelo seu comentário.